“Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles” (Mt 18,19-20).
Tudo começou em 2007 com um sonho compartilhado de servir à comunidade, de estender uma mão amiga aos fragilizados, proporcionar conhecimento da Doutrina e oferecer evangelização a jovens e crianças.
O Sr. Moisés Martins do Vale (Seu Moisés) com sua sabedoria e determinação e a Sra. Maria Aparecida Camilo (Dona Cida) com seu espírito de amor e compaixão, uniram forças para fundar a Casa Espírita Luz e Caridade Dom Bosco, nome vindo da admiração do trabalho e ideal de Dom Bosco protetor da juventude.
Muitas outras pessoas se uniram ao ideal Casa Espírita, cada uma trazendo consigo sua própria contribuição como seu tempo, recursos financeiros ou materiais em torno desse propósito nobre.
Todos os trabalhadores e frequentadores encontraram na Casa Espírita, acolhimento, aconselhamento, conhecimento e auxilio formando um elo de apoio e amor que sustenta não apenas as paredes do edifício, mas também os corações daqueles que buscavam conforto e orientação.
Giovanni Melchior Bosco nasceu em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Filho de Francesco Bosco e de Margherita Occhiena ficou órfão de pai com apenas dois anos de idade, considerado grande protetor da juventude.
Dom Bosco iniciou seus estudos com nove anos de idade, ainda com nove anos teve um sonho quando recebeu o seguinte conselho:
“Torna-te forte, humilde e robusto. A seu tempo, tudo compreenderás. Aprende com os saltimbancos dos circos ambulantes, dá espetáculo para seus colegas, conta-lhes histórias e conquista-lhes o coração. Leva todo mundo para a Igreja”.
Com 16 anos Dom Bosco entrou na escola de Castelnuovo D’Asti. Com 20 anos ingressou no seminário de Chieri. Além de estudos religiosos aprendeu diversos ofícios, entre eles o de alfaiate, ferreiro, encanador e tipógrafo.
Em 1841 foi ordenado sacerdote. Logo iniciou, em Turim, sua obra de educação de crianças sem família. Foi ao encontro dessas crianças e começou seu trabalho no “Oratório de Dom Bosco”, que logo chegou a ter 80 jovens amparados.
Em 1847, passou a reunir os jovens em um internato escola. Em 1853 criou uma escola profissional onde tinha oficinas de alfaiate, marcenaria, mecânica e tipografia.
Em 1859, Dom Bosco formou a primeira turma de jovens educadores. Esse grupo deu origem à “Congregação Salesiana”. Em 1861, o internato do Oratório de Valdocco reunia cerca de 800 jovens.
A Congregação Salesiana ou Salesianos (em latim: Societas Sancti Francisci Salesii) é uma congregação religiosa da Igreja Católica fundada em 1859 por São João Bosco e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX. Seu nome oficial é Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem a Francisco de Sales, mas os seus membros são popularmente mais conhecidos pelo nome de Salesianos de Dom Bosco (em latim: Salesiani Domini Bosci), o que determina sua sigla: S.D.B.
“A caridade suporta tudo; por isso, nunca terá verdadeira caridade quem não quiser suportar os defeitos dos outros.”
A biografia de Dom Bosco elenca inúmeros sonhos, desde o primeiro, ainda na infância, quando se vê brigando com outros meninos e um homem de acordo com os símbolos do sonho, Jesus Cristo se aproxima e lhe diz para educar não com pancadas, mas com mansidão e caridade.
Dom Bosco desencarnou em 31 de janeiro de 1888, seu funeral foi assistido por milhares de pessoas. Logo depois, houve uma demanda popular para que ele fosse canonizado. A Arquidiocese de Turim o beatificou em 2 de junho de 1929.